Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

25 DE NOVEMBRO - DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER



          Um olhar lhe subtrai, um gesto lhe amedronta, isso é violência. A violência pode não deixar marcas aparentes, mas deixa outras marcas que doem tanto quanto ou mais, pois ficam pra vida inteira... Elas deixam cicatrizes na alma, na sua existência... Nossa “colcha de retalhos” perde o colorido, isso é violência velada. Muitas vivem a vida inteira nessa condição.
No dia 25 de novembro foi lançada a CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES e se estenderá até o dia  10 de dezembro, "Dia Internacional dos Direitos Humanos".
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente devido o maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.
Dados da OMS sobre violência contra a mulher mostra que me 84 países do mundo, o Brasil se encontra em 7º lugar, com taxa de 4,4 homicídios a cada 100 mil mulheres, demonstrando que o Brasil, segundo Sandra Machado continua sendo “Um país medievalmente patriarcal”.