Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LER



"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Jorge Luis Borges

A leitura é essencial para o desenvolvimento do ser humano, por intermédio dela enriquecemos nosso vocabulário, impetramos conhecimentos, ao ler viajamos pra um mundo desconhecido, concordando ou não com o autor, sempre aprendemos algo.
Para se tornar um leitor assíduo faz-se necessário o hábito da leitura, depende de estímulos que devem iniciar na infância, tanto na escola quanto em casa. “Leia uma bula, um gibi, um anúncio, mas leia...”.
O mercado de livros cresce cada vez mais no Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Livrarias, o setor cresceu 9,6% em 2010. Acessando o Blog - http://amordeleitor.blogspot.com/ - tomei conhecimento das seguintes estatísticas:  Países com mais livros vendidos: China - 7 bilhões de livros; Estados Unidos - 2 bilhões e meio; Japão - 1 bilhão e meio; Rússia - 494 milhões; Alemanha - 479 milhões; França - 413 milhões; Brasil - 345 milhões; Itália - 265 milhões. Onde há mais livrarias no Brasil: DF - 1 livraria para cada 30 mil habitantes; RJ - 1 livraria para cada 44 mil habitantes; SE - 1 livraria para cada 50 mil habitantes. Onde há mais livrarias no mundo: EUA - 1 livraria para cada 15 mil habitantes; Argentina - 1 livraria para cada 50 mil habitantes; Brasil - 1 livraria para cada 70 mil habitantes.  
Leiam a doçura do Mario Quintana, a leveza de Cora Coralina, a loucura apaixonante Friedrich Nietzsch, Florbela Espanca, conheçam o Sertão pelos olhos de Guimarães Rosa, sonhem com Dom Quixote de Miguel de Cervantes... leiam, leiam.  
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois