Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

LIXO - O PROBLEMA É NOSSO


          Sempre me indignei com aquele braço pra fora da janela do carro com algo na mão e num piscar, zuppt, jogam no chão, são papéis, latinhas de refrigerante/cerveja, cigarros ... ficaria aqui  enumerando uma lista enorme. Me questiono, sempre, como em pleno século XXI isso acontece, problema cultual, é pode ser, mas essas pessoas jogaram lixo na sua sala, cama? Tenho certeza que não. Independe de classe social essa é uma mania de grande parte dos brasileiros, fico extremamente irada quando presencio tal gesto não só dos usuários de carro, mas, também, dos pedestres.
O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água, provocando transtornos nos períodos chuvosos. A prática de jogar lixo nas ruas acontece em todas as cidades do Brasil.
Resido no Núcleo Bandeirante – DF uma Região Administrativa pequena, onde acredito que seria mais fácil administrar os problemas do lixo. Fora o último mês que houve problemas com a coleta do lixo em todo o Distrito Fedral, o Núcleo Bandeirante é uma Região de ruas sujas, em alguns lugares as ruas estão tão sujas que tenho vontade de ter poderes mágicos e voar pra não precisar pisar.
Vejo garis fazendo seu trabalho, mas em alguns lugares parece-me que não é limpo, somatizando a falta de educação da população que insistem em usar as ruas como lixeiras. No Núcleo Bandeirante existem umas lixeiras abertas, parecem com a da foto ao lado, que causam transtornos, os sacos de lixo rasgam, escorrem líquidos sujando, ainda mais, o local, em fim é uma catástrofe, espero que sejam trocadas.
Evitando jogar lixo nas ruas e estradas você contribui para menos problemas sociais como: entupimento de esgotos, enchentes, poluição ambiental, contaminações, doenças infecciosas e parasitárias, menos trabalho para os garis dentre outros.

           O governo deve iniciar campanhas publicitárias de conscientização para que erradiquem o “mal costume” de jogar lixo nas ruas. Conseguimos parar na faixa, poderemos conseguir parar com o lixo nas ruas.