Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CAETANO VELOSO - COMPLETA 70 ANOS


Dia 07 de agosto de 1942 nascia em Santo Amaro da Purificação Bahia  Caetano Emanuel Viana Telles Veloso. Caetano veio pra nos amimar com suas canções. Ele consegue com sua genialidade criar coisas inimagináveis, não teria como imaginar livros como objetos transcendentes, e  a “O Quereres”  - ...Onde queres  ato, eu sou o espírito; E onde queres ternura, eu sou tesão; Onde queres o livre, decassílabo; E onde buscas o anjo, sou mulher; Onde queres prazer, sou o que dói; E onde queres tortura, mansidão; Onde queres um lar, revolução; E onde queres bandido, sou herói...

Peter Gast teve significado pra mim depois de ouvir a música do Caetano, quanto que aprendi com “meu lindo”, “ninguém é comum e eu sou ninguém”. Eclipse Oculto – como consegue falar de um amor, como fez... “nada tem que dar certo nosso amor é bonito... não me queixo eu não soube te amar, mas não deixo de querer conquistar...”

Escreveria um livro se fosse falar de todas as canções do Caetano.. não posso deixar de falar de uma preciosidade, sim claro, “Neide Candolina”, sua professora de português com sua nobreza brau.

Caetano sinto-me confortavelmente acariciada com todas suas canções, por todas... e o quanto aprendi, desde o calor que provoca arrepio aos questionamentos com a Podres Poderes  - Será que nunca faremos ; Senão confirmar; A incompetência; Da América católica; Que sempre precisará; De ridículos tiranos; Será, será, que será?