Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

História


  História significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação" é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado.  Pesquisar é como respirar um ar castiço, a cada dia descobrimos que nada sabemos. Assim vivo sempre em busca de um ponto na história, novas e velhas poesias/pensamentos... buscando algo que amplie minha mente, não me deixe padecer sobre as trevas. Resolvi compartilhar um pouco da minha busca com todos.

NASCE A DEMOCRACIA - 570 a.C.
O homem que criou a estrutura da primeira e mais influente democracia  do mundo, Clístenes, passou grande parte da vida lutando pelos direitos de sua proeminente família contra as outras facções nobres de Atenas, luta esta que inclui várias décadas de exílio forçado. Acabou conquistando o poder ao ficar ao lado do povo, e buscou implementar o espírito das reformas do legislador Sólon, que havia tentado equilibrar os interesses das diferentes comunidades atenienses.
Clístenes aboliu portanto as formas tradicionais de organização política baseadas na família e no clã, substituindo-as pelas formas “tribais” baseadas nas aldeias, ou demos, e criou um conselho legislativo, cujos membros eram escolhidos por sorteio entre todos os cidadãos, com cotas de representantes para cada demo entre seus 500 membros. Havia regras escritas sobre quem era elegível e por quanto tempo podia servir no conselho, e os tribunais e comandos militares eram organizados de forma semelhante. Com isso, Clístenes assegurou uma participação política muito ampliada e também dificultou que pequenos grupos dominassem o Estado e governassem apenas em interesse próprio. Os anos de tirania haviam terminado.
Embora esse sistema seja muitas vezes considerado o início da democracia direta, na qual todos os cidadãos tinham participação equivalente, o próprio Clístenes não o chamava de “democracia” (que significa governo do povo), mas de isonomia, ou direitos iguais para todos. Sob muitos aspectos, ele deixou intacta boa parte da cultura tradicional de Atenas, mas suas reformas são vistas como início da idade de ouro da cidade, durante a qual a democracia se ampliou e a cultura floresceu. Pouco se sabe de sua vida depois da introdução das reformas.

Fonte: livro “1001 dias que abalaram o mundo”, edição geral de Peter Furtado,